Quando falamos sobre o Câncer de Boca o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento bem-sucedido. Apresentamos a seguir algumas orientações que podem auxiliar na no diagnóstico precoce:
Autoexame Regular: Realize o autoexame da boca regularmente. Olhe-se no espelho e observe atentamente a parte interna da boca, os lábios, as gengivas, a língua, o céu da boca e a garganta. Busque por feridas, manchas, caroço ou qualquer outra anormalidade que persista por mais de duas semanas. Caso identifique algo incomum, não hesite em procurar o estomatologista para uma avaliação detalhada. O câncer de boca inicialmente não causa dor, e por isso muitos pacientes com feridas na boca há mais de 2 semanas, protelam a consulta ao estomatologista por acharem que não se trata de nada grave.
Fatores de Risco: alguns tipos de hábitos podem aumentar o risco de desenvolver um câncer na boca.
Os principais são:
1. Fumo: fumantes de cigarro, cachimbo e charuto, fumo mascado, usuários de rapé;
2. Álcool: o consumo de bebidas alcoólicas é um fator de risco importante, quando combinado com o fumo o risco aumenta mais ainda;
3. sexo oral e HPV: o papilomavírus humano (HPV) mais comumente associado aos casos de câncer de útero, tem sido associado nos últimos anos, também ao câncer de cabeça e pescoço, principalmente o câncer de amigdala;
4. exposição ao sol: o câncer de lábio é comumente causado pela exposição contínua ao sol, como em profissionais que trabalham ao ar livre e assim ficam expostos à radiação ultravioleta do sol;
5. Alimentação: dietas pobres em frutas, legumes e verduras também estão associadas a maior risco do câncer de boca.
Além dos fatores citados ligados aos hábitos também outros fatores que podem estar relacionados ao aumento do risco de câncer bucal são:
1. Trauma de dentaduras ou outros tipos de próteses removíveis usadas na boca. É importante o paciente saber que a dentadura não pode machucar a boca.
2. Pacientes que fazem uso de medicamentos imunossupressores podem ter um risco aumentado de câncer bucal.
Visitas Regulares ao Dentista: As consultas odontológicas regulares são essenciais para a detecção precoce de qualquer problema bucal, incluindo o câncer. O dentista está capacitado para identificar sinais suspeitos e encaminhá-lo(a) para uma avaliação mais detalhada com um estomatologista, caso seja necessário.
Exames Complementares: Em alguns casos, o dentista ou o estomatologista pode solicitar exames complementares, como biópsias, para confirmar o diagnóstico de câncer bucal. É fundamental seguir todas as orientações do profissional de saúde e realizar os exames necessários para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.
O diagnóstico precoce do Câncer de Boca pode fazer toda a diferença na cura da doença e também em tratamentos menos complexos. E esse diagnóstico precoce depende também do paciente que ao perceber feridas pequenas na boca, já busque ajuda profissional. Estamos aqui para oferecer apoio e cuidado em todas as etapas dessa jornada. Conte com a nossa equipe!