A estomatologia, especialidade odontológica, desempenha um papel crucial no diagnóstico precoce, prevenção e tratamento de diversas condições bucais, incluindo o câncer. Nesta matéria, vamos explorar estatísticas impactantes que evidenciam a importância da prevenção, fatores de risco e diagnóstico precoce dessa doença.
– Câncer Bucal em Números:
• Aproximadamente 90% dos casos de câncer bucal são carcinomas espinocelulares, também chamados carcinomas epidermóides.
(Fonte: A.C. Camargo Câncer Center)
• O câncer de lábio, principalmente lábio inferior, é responsável por cerca de 25% dos casos de câncer de boca.
(Fonte: A.C. Camargo Câncer Center)
• A gengiva pode ser acometida pelo câncer, embora não seja o local mais comum.
(Fonte: A.C. Camargo Câncer Center)
• Cerca de 60% a 90% de câncer do boca surgirão em fumantes. A chance de o fumante ter câncer de boca é de 6 a 16 vezes maior que as não fumantes.
(Fonte: A.C. Camargo Câncer Center)
• O consumo de bebidas alcoólicas já é um fator de risco importante para o câncer de boca, principalmente entre os que bebem mais de 21 doses de álcool por semana.
O risco é seis vezes maior para quem bebe do que para quem não bebe. Combinado com o fumo, o risco se multiplica.
(Fonte: A.C. Camargo Câncer Center)
• Pacientes diagnosticados com câncer de boca, em estádio inicial, apresentam sobrevida em 5 anos de até 95,6% como mostram os estudos.
(Fonte: A.C. Camargo Câncer Center)
• O câncer de boca quando avançado, aumenta o risco de morte pela doença de 3 a 10 vezes mais quando comparados com o câncer de boca diagnosticado precocemente.
(Fonte: www.teses.usp.br)
Cuidados adequados e consultas regulares ao dentista são essenciais para garantir um sorriso saudável e uma melhor qualidade de vida. Lembre-se: cada visita ao dentista é uma oportunidade para cuidar do seu sorriso e promover bem-estar em todas as etapas da vida. Cuide-se sempre! Não deixe de buscar apoio, conte com a equipe da Addah Odontologia Oncológica.