L-PRF (Fibrina Rica em Plaquetas e Leucócitos) - Addah Odontologia Oncológica

L-PRF (Fibrina Rica em Plaquetas e Leucócitos)

Os concentrados de plaquetas autólogas (APCs) são usados ​​para ajudar nos processos cirúrgicos a uma melhor cicatrização de feridas e a regeneração tecidual. Existem vários tipos de APCs e o (L-PRF) é um deles. A técnica avançada de L-PRF permite uma aceleração da cicatrização dos tecidos bucais e por isso tem sido cada vez mais utilizada na odontologia, especialmente em pacientes oncológicos.

O L-PRF é um material derivado do sangue do paciente, rico em plaquetas e em leucócitos. Ele é muito benéfico para o paciente porque ele ajuda a acelerar a cicatrização de cirurgias bucais. Ele é como um andaime, que atrai mais células (as responsáveis pela cicatrização) para a região da ferida e mantém essas células no local como se fosse um ¨ninho para que elas se multipliquem durante os primeiros dias de cicatrização e regeneração dos tecidos. Os estudos mais recentes mostram que a membrana de fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF) tem outros benefícios para o paciente, como o de inibir o crescimento bacteriano, o que pode então reduzir o risco de infecção pós-operatória. Para os pacientes oncológicos esses benefícios se tornam mais relevantes ainda, visto que nas cirurgias odontológicas prévias ao tratamento oncológico a aceleração da cicatrização dos tecidos bucais é muito importante nessa fase do tratamento oncológico do paciente. Como fazemos essas membranas? Fazemos uma coleta de sangue do paciente e colocamos numa centrífuga e depois de 10 minntos já temos a membrana pronta. Temos os equipamentos mais modernos e adequados para a realização do L-PRF, além da excelente infraestrutura para a realização do procedimento.