Osteonecrose dos Maxilares relacionada a Medicamentos (MRONJ) - Addah Odontologia Oncológica

Osteonecrose dos Maxilares relacionada a Medicamentos (MRONJ)

A Osteonecrose dos Maxilares relacionada a Medicamentos (MRONJ) é uma doença que compromete os ossos da boca de pacientes que fazem uso de alguns medicamentos para o tratamento do câncer. Inicialmente os sinais podem não ser são evidentes e por isso o diagnóstico acaba sendo tardio, o que é muito ruim para a cura da doença. Com a evolução da doença, o osso pode ficar exposto (tipo comum de MRONJ, mas não o único), ser “invadido” pelos micróbios que fazem parte da flora bucal e com isso tem-se uma infecção bucal. Nessa fase a doença fica mais evidente para o diagnóstico, mas muitas vezes já pode estar um estágio avançado, de difícil solução. MRONJ é doença que merece atenção de toda a equipe oncológica, porquê pode se tornar grave se não tratada adequadamente e rapidamente. Os tratamentos são vários, pois não existe um tratamento eficaz para todos os pacientes. A cirurgia é uma opção, porém os tratamentos não cirúrgicos são também indicados para alguns casos.

Os tratamentos para essa doença são variados, podem não ser bem sucedidos, e podem ser trocados caso não haja resposta e a doença aumente. A remoção cirúrgica do osso morto (necrosado) é uma opção muito usada. Outras técnicas para ajudar na aceleração da cicatrização após a cirurgia são a fotobiomodulação, a terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT), uso do L-PRF no leito cirúrgico, ozonioterapia, dentre outras.

Somos uma equipe odontológica especializada no tratamento da osteonecrose dos Maxilares relacionada a medicamentos (MRONJ). Trabalhamos há 12 anos em equipe, desenvolvendo sempre novos protocolos, técnicas cirúrgicas associadas ou não a condutas conservadoras, sempre embasados na literatura, com objetivo de tratar curativamente essa tão desafiadora doença. Técnicas como fotobiomodulação, aPDT, ozonioterapia, L-PRF além das técnicas cirúrgicas avançadas são rotineiramente usadas na Addah Odontologia Oncológica para um tratamento eficaz. Também desenvolvemos protocolos preventivos, aprendendo que, com uma orientação continuada do paciente associada a um manejo da cavidade bucal adequado, é possível sim prevenir a MRONJ.

Conte conosco para cuidar da sua saúde bucal e prevenir a Osteonecrose dos Maxilares relacionada a medicamentos.

Leia mais sobre Osteonecrose e acesse referências bibliográficas relativas ao tema