Seguimento Odontológico Oncológico - Addah Odontologia Oncológica

Seguimento Odontológico Oncológico

Em nossos pacientes a consulta odontológica inicial tem como objetivo identificar os possíveis focos de infecção bucal. Não é recomendado que esses pacientes iniciem tratamento oncológico sem que os focos de infecção sejam removidos. Por isso temos toda uma equipe responsável por esse diagnóstico inicial e tratamento dos focos, caso o paciente apresente algum. Já o acompanhamento odontológico durante o tratamento oncológico é feito com objetivo de prevenir e/ou tratar possíveis complicações na boca que podem surgir durante o tratamento. Um dos tratamentos oncológicos em que é fundamental o seguimento odontológico é a radioterapia em região de cabeça e pescoço, principalmente quando a cavidade bucal está incluída no campo. A conclusão da radioterapia sem interrupções (podem ser causadas pela toxicidade bucal severa) está ligada ao acompanhamento odontológico, onde a terapia de fotobiomodulação com laser de baixa intensidade tem papel fundamental no sucesso do tratamento. Nossos pacientes de cabeça e pescoço são acompanhados diariamente durante a radioterapia, pois sabemos que esse monitoramento faz diferença na sua qualidade de vida. Além da terapia de fotobiomodulação, utilizamos técnicas modernas (como a terapia fotodinâmica antimicrobiana e a ozonioterapia) como coadjuvantes eficazes na prevenção e/ou controle da mucosite durante a radioterapia. Fazemos isso com muita experiência técnica e o acolhimento é parte fundamental de nosso trabalho.

Durante o tratamento oncológico, o monitoramento da cavidade bucal é muito importante. Isso evita que efeitos colaterais, como por exemplo as feridas na boca, possam se tornar graves pela demora no diagnóstico e tratamento. Por isso, nossos pacientes são acompanhados periodicamente, recebendo toda a assistência, que muitas vezes se torna diária. Nesse acompanhamento vários tratamentos podem ser feitos, de acordo com o tipo de toxicidade bucal que o paciente apresentar. Nem sempre o tratamento necessário será o laser, embora esse seja muito utilizado, pois existem vários efeitos tóxicos bucais causados pelo tratamento oncológico que não devem ser tratados com laser. Por isso, nossos pacientes sempre passam pela avaliação do estomatologista, para que tenhamos primeiro o diagnóstico e a partir do diagnóstico correto, estabelecemos o tratamento adequado para cada caso.

Quando o tratamento oncológico termina, é importante manter o acompanhamento odontológico, pois estudos mostram que a saúde bucal tende a piorar após o término do tratamento oncológico quando não existe acompanhamento odontológico desses pacientes. Pacientes que fizeram radioterapia em região de cabeça e pescoço ou transplante de células-tronco hematopoéticas, podem apresentar além dos efeitos bucais imediatos ao tratamento, efeitos adversos tardios como por exemplo a cárie, tumores radioinduzidos, osteorradionecrose e DECH (doença do enxerto contra o hospedeiro) ou  também conhecida como GVHD. O acompanhamento periódico desses pacientes após o término do tratamento oncológico é considerado fundamental, pois ajuda a manter a saúde bucal, controle de possíveis danos provocados na boca durante o tratamento oncológico além de protocolos preventivos que usamos para os esperados efeitos bucais adversos tardios; e esses só são diagnosticados através de um exame clínico minucioso e periódico da cavidade bucal. Tudo isso é feito com muita técnica e responsabilidade em nossa equipe odontológica oncológica.