Tratamento periodontal - Addah Odontologia Oncológica

Tratamento periodontal

A gengiva  é um dos tecidos bucais muito afetados pelos tratamentos oncológicos. Tratamentos de radioterapia em região de cabeça e pescoço, alguns regimes de quimioterapia e nos transplantes de células-tronco hematopoéticas, o risco de inflamações na gengiva é grande, principalmente se os pacientes já tem doenças gengivais previamente ao tratamento oncológico. Como resultado, durante o tratamento oncológico, esses pacientes queixam de dor e dificuldade na escovação, sangramento ao uso do fio dental, chegando mesmo a ficarem impossibilitados de escovar os dentes, devido ao agravamento da dor. O tratamento preventivo é sempre nossa primeira proposta para esses pacientes, pois a experiência já nos ensinou que doenças periodontais em pacientes oncológicos podem afetar bastante a sua qualidade de vida

Periodonto é o nome que damos ao tecido que fornece o suporte para manter os dentes em função na boca. O periodonto é composto pela gengiva, ligamento periodontal (é como se fosse um elástico que segura o dente dentro do osso), osso alveolar e o cemento (um tecido que recobre a raiz do dente). Quando um dente que fica “bambo”, provavelmente ele foi acometido pela doença periodontal. Doença periodontal comumente começa com uma inflamação na gengiva, e não tratada acaba inflamando os outros tecidos que também sustentam o dente levando a uma perda óssea e consequentemente à perda do dente. Falando de pacientes que recebem radiação para câncer de cabeça e pescoço, o efeito da radioterapia na saúde periodontal depende da dose recebida na boca, e os estudos mostram que doses altas vão piorar a saúde periodontal após o início da radioterapia, principalmente se os pacientes já tiverem doença periodontal antes de iniciarem o tratamento. E com a piora da doença, esses pacientes tem mais risco de perder os dentes com o tempo. As extrações feitas em pacientes que fazem radioterapia em região de cabeça e pescoço aumentam o risco do aparecimento da osteorradionecrose. Então sabendo de todos esses riscos, nossos protocolos preventivos visam muito cuidado e atenção às doenças gengivais em nossos pacientes oncológicos. Doença gengival não dá pista para o paciente que algo está doente na sua boca, pois elas não causam dor inicialmente. Então a responsabilidade da equipe odontológica oncológica é grande, pois é preciso diagnosticar os problemas gengivais precocemente nos pacientes em tratamento oncológico e tratar com muito empenho, principalmente na motivação e na orientação dos cuidados bucais que os pacientes devem ter. Além desses fatores citados, sabemos que o sucesso do tratamento periodontal vai depender também do engajamento do paciente aos cuidados bucais, correspondendo às orientações dadas pelo dentista.